Sobre

Carla Guerson é escritora, feminista, geminiana, mãe, incomodada. Escreve em verso e prosa. Capixaba, nascida e criada em Vitória/ES, onde reside. É autora dos livros O som do tapa (contos, Ed. Patuá) e Fogo de Palha (poesia, Ed. Pedregulho). Idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes.

Carla Guerson é escritora, feminista, geminiana, mãe, incomodada. Escreve em verso e prosa. Capixaba, nascida e criada em Vitória/ES, onde reside. É autora dos livros O som do tapa (contos, Ed. Patuá), Fogo de Palha (poesia, Ed. Pedregulho) e Todo mundo tem mãe, Catarina (romance, Ed. Reformatório). Idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes.


Autora de três livros publicados, Carla Guerson tem se destacado no mercado literário nacional por sua escrita cativante e pela abordagem corajosa de personagens femininas fora do padrão.

Seu livro mais recente, Todo mundo tem mãe, Catarina, aborda o processo de amadurecimento de uma personagem marcada pela solidão infantil e tem conquistado leitores por todo o Brasil.

Recentemente, Carla foi finalista do prêmio literário Alta Literatura, com um romance ainda inédito. Carla também foi agraciada com a menção honrosa no 1º concurso literária do Selo EditoRia.

O livro O som do tapa, livro de contos publicado pela Editora Patuá, lançado em setembro de 2021, figura na lista de mais vendidos da editora desde o lançamento.

Em 2022, Carla Guerson, lançou seu segundo livro, Fogo de Palha (poesia), fruto de um projeto premiado no edital de Edital de Produção de Obras Literárias da Secult/ES.

Seus livros tem encontrado uma ótima recepção entre os leitores por tratar temas complexos e personagens femininas fora do padrão, bem como por encarar temas espinhosos como autoaceitação, maternidade, solidão, relacionamentos familiares e perdas.

Em 2024, publicou seu terceiro livro e primeiro romance: Todo mundo tem mãe, Catarina. Neste romance, Carla nos apresenta a história de Catarina, uma adolescente que convive com a falta desde cedo: falta de mãe, de pai, de história. Após a infância no Residencial Paraíso, um condomínio de classe média onde sua avó trabalha como servente, Catarina adentra a adolescência em busca de seu passado. 

Além da produção literária, Carla se dedica intensamente à leitura de autoras contemporâneas, é mediadora do clube Leia Mulheres Vitória e uma das idealizadoras do Clube Casa de Poetas (clube destinado a ler poetas contemporâneas brasileiras).  É autora da newsletter “Pra depois” e colunista da revista Mormaço e da plataforma Casa Inventada. Publica o Podcast Você, Personagem, atualmente na sua quarta temporada, no Spotify.   Ministra oficinas de escrita criativa e é idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes, que hoje agrega mais de 600 mulheres escritoras de todo o Brasil.


  • Para saber mais sobre os livros publicados pela escritora Carla Guerson

  • A escritora Carla Guerson ministra Oficinas literárias. Clique para saber mais.

Para saber mais sobre os serviços de Leitura crítica e tutoria, entre em contato.


Subscreva-se para receber os textos publicados pela escritora Carla Guerson na newsletter


Veja mais textos publicados pela escritora Carla Guerson na sua página no medium.



Também publicou em diversas revistas literárias.


Carla é idealizadora e coordenadora do Coletivo Escreviventes (grupo de escritoras, com o objetivo de divulgar e fortalecer a literatura produzida por mulheres), atualmente com cerca de 450 escritoras participantes.

Colunista da revista literária Mormaço, onde publica mensalmente contos/poemas/pequenos textos. Também mantém uma coluna de entrevistas no blog da Casa Inventada, com focos em escritoras brasileiras contemporâneas.

Além da produção literária, Carla Guerson, mantém um podcast de entrevistas com autoras e personalidades do mundo literário.

Carla é uma das mediadoras do Leia Mulheres, em sua cidade, Vitória (ES).


Mais sobre a autora

Sua escrita é direta, envolvente e contempla medos e segredos comuns às mulheres.

O principal hábito que eu cultivo é me relacionar muito com as pessoas. Sou uma viciada em relacionamentos, quero ser amiga de todo mundo. Gosto de ouvir histórias, causos, mentiras, sonhos, fantasias.

Carla Guerson, para o site Como escrevo.

 A história surge enquanto escrevo, pesquiso, paro, continuo escrevendo, tudo misturado.

Carla Guerson, para o site Como escrevo.

Gosto da escrita à mão para rascunho, ou num processo catártico. Para esboçar umas ideias, para “brincar” com as palavras

Carla Guerson, para o site Como escrevo.

Conheça os cursos e oficinas ministrados por Carla Guerson


©Todos os direitos reservados por Carla Guerson.